Duração do curso: 2 Anos
Turno Manhã/Noite
Telefone:
Localização UNIDADE V
Rua Frei Lourenço, 33, Centro
69010-470 / Manaus-AM

O Profissional

Formar profissionais para atuar na atividade hoteleira supõe a observação de compromissos, habilidades e de competências, as quais um Curso de Tecnologia em nível superior deve proporcionar ao seu quadro discente. Oportunizando a formação de um profissional que possa atuar nos mercados altamente competitivos da atualidade e em constante transformação.

Tais elementos configuram-se em exigências de caráter mercadológico, técnico, humanístico e ético, cujas desconsiderações podem produzir nefastos resultados para o próprio empreendimento ou empresa, bem como a toda a coletividade e ao poder público. É necessário um conhecimento generalista, global, como também uma formação especializada, constituída de conhecimentos específicos.

Assim, o profissional a ser formado no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do UNINORTE, deve contribuir para os resultados dos empreendimentos que envolvem as atividades do turismo e da hospitalidade, deve ainda decidir qual a melhor forma de executar as tarefas que lhe são apresentadas.

O profissional da área de hotelaria deve apresentar criatividade, inovação, habilidade nas relações humanas, empreendedoras, dentre muitas outras características que o tornem o diferencial na sua área de atuação.

É de suma importância destacar que este profissional deve estar capacitado a atuar de forma crítica e reflexiva, com uma sólida formação interdisciplinar em conhecimentos específicos, métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos, uma vez que seus conhecimentos devem ser aplicados a processos, produtos e serviços.

O profissional da hotelaria deve ser capaz de:

  • - Executar com eficiências as tarefas inerentes a sua profissão;
  • - Assumir cargos de supervisão, gerência, assessoria, consultoria ou direção;
  • - Ser empreendedor;
  • - Identificar oportunidades e tendências de mercado no segmento hoteleiro;
  • - Desenvolver e aplicar estratégias para a promoção e comercialização de produtos e serviços;
  • - Planejar e implantar unidades hoteleiras e extra-hoteleiras;
  • - Atuar na operacionalização dos departamentos dos empreendimentos hoteleiros e extra-hoteleiros;
  • - Tomar e saber implementar decisões relacionadas a sua área de atuação;
  • - Focar suas ações na gestão da qualidade e produtividade;
  • - Alcançar positivamente a população envolvida pelo empreendimento, influenciando na melhoria de seu bem-estar e qualidade de vida;
  • - Planejar, implantar e avaliar considerando sempre as variáveis éticas e sócio-ambientais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável de todo o empreendimento turístico. 

Áreas de Atuação

Pela amplitude da área de trabalho no campo da hotelaria, o graduado em Tecnologia em Hotelaria pode atuar em hotéis, motéis, pousadas, resorts, flats, spas, estâncias, complexos turísticos, instituições de qualificação, empresas privadas e públicas de planejamento turístico, dentre outros, além de executar um conjunto de atividades ligadas à operacionalização de uma empresa hoteleira, tais como: hospedagem (recepção, reservas e governança), alimentos e bebidas (restaurantes, bares e cozinha) e áreas relacionadas à administração como marketing, vendas, controladoria, finanças, controles.

Coordenação

  • » Rosicleide Soares Brasil Ferreira