Duração do curso: 5 Anos
Turno Tarde/Noite
Telefone: (92) 3212-5088
Localização UNIDADE VIII
Rua Huascar de Figueiredo, 205, Centro
69020-220 / Manaus-AM

O Profissional

Ao propor este curso a Instituição tem presente um Arquiteto e Urbanista - formado a partir de uma abordagem multidisciplinar - apto a responder as demandas complexas da sociedade no que diz respeito à ambiência da cidade, tanto de interesse público como também do espaço privado, formulando planos e projetos da construção civil, dos sistemas urbanos e ambientais, da conservação e do restauro dos espaços construídos, da habitação de interesse social, dos edifícios públicos e dos espaços coletivos.

Áreas de Atuação

Edificações e Construções

- Elaborar projetos, construir, revitalizar, restaurar e acompanhar a construção de todo tipo de edifício, residência ou indústria, incluindo o controle e o gerenciamento de materiais e custos.

Urbanismo

Planejar cidades, identificando o individuo como ser social que atua no espaço coletivo. Através dos Planos Diretores, o profissional é convidado a manter um diálogo complexo com a paisagem, propondo ruas, bairros, espaços públicos e revitalizações, na tentativa de democratizar suas práticas, qualificando substancialmente o espaço citadino.

Arquitetura de Interiores

- Organizar os espaços internos das construções, definindo os materiais, as cores, os acabamentos dos ambientes, as superfícies de revestimento e sua iluminação.

- Conforto Ambiental: Compreender as condições térmicas, acústicas, energéticas e os fenômenos físicos a elas associados, como um dos condicionantes da forma e da organização do espaço.

- Luminotécnica e Instalação Elétrica: Elaborar projetos de iluminação para todo tipo de edificação, observando sua aplicação tanto em espaços interiores como exteriores, agregando valor ao ambiente proposto.

- Paisagismo: Promover projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar o micro e macro-paisagens. É uma profissão artística, mas fortemente apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.

- Pesquisa: Aprofundar o conhecimento investigando as inovações - teóricas e práticas - no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. O pesquisador começa a ser feito ainda na graduação, com o interesse e a busca constante de conhecimento, passando por um intenso processo de amadurecimento intelectual, contribuindo assim para a ciência e a tecnologia.

Cenografia e Vitrinismo

Projeto, execução e instalação de vitrines para lojas e cenários para espetáculos teatrais ou cinematográficos.

- Comunicação Visual: Elaborar a identidade visual de diversos segmentos, criar marcas, embalagens e inúmeras outras manifestações gráficas. Graças aos recursos da computação gráfica. É uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos.

Desenho Industrial

Criar móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial, a fim de otimizar o cotidiano de todos, aliando forma e função ao objeto projetado.    

Coordenação

  • » Rejane Leite da Silva